7.9.09

Exemplar mais antigo da Bíblia. OnLine


O "Codex Sinaiticus" data do século IV e foi encontrado num mosteiro do Monte Sinai, sendo considerado um dos maiores tesouros escritos do mundo.


Cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da Bíblia foram restauradas e vão estar agora disponíveis para consulta na Internet, a partir do endereço CODEX-SINAITICUS.

Os visitantes poderão ver imagens de alta resolução de mais de metade do Código Sinaico, escrito em grego em folhas de pergaminho.

A "transposição" para a Internet foi trabalhada por especialistas do Reino Unido, Alemanha, Egipto e Rússia.

"O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo", refere Scot McKendrick, um dos conservadores da Biblioteca Britânica, em Londres, citado pela BBC, que o considera "uma janela para se entender o desenvolvimento do início do Cristianismo", além de "uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração em geração".

Durante 1,5 mil anos, o manuscrito ficou guardado num mosteiro na Península do Sinai, no Egipto, tendo sido encontrado em 1844. Acredita-se que o documento resistiu ao tempo porque o ar do deserto é ideal para a conservação do pergaminho, e porque o mosteiro permaneceu intocado por todos estes anos.

O pergaminho foi conservado na Biblioteca Nacional Russa até 1933 e comprado por 100 mil libras esterlinas pela Biblioteca Britânica.


Fonte :BR-INFOR-BLOG

Nenhum comentário: